BYD inaugura fábrica em Camaçari e inicia montagem de veículos híbridos e elétricos no Brasil
A BYD inaugurou oficialmente nesta quinta-feira (9) sua nova fábrica em Camaçari (BA), marcando o início da produção nacional de veículos elétricos e híbridos. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), além de executivos globais da montadora e autoridades federais e estaduais.
A operação começa com a montagem do hatch elétrico Dolphin Mini, do SUV híbrido Song Pro e do sedã médio King. O complexo baiano é fruto do investimento de R$ 5,5 bilhões anunciado pela marca chinesa em 2023 e representa um dos maiores aportes recentes da indústria automotiva no país.
Produção e planos de expansão
Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD, a unidade está preparada para montar oito modelos diferentes até o fim do primeiro ano de operação — incluindo veículos que ainda nem foram lançados no mercado brasileiro.
A fábrica funcionará inicialmente com capacidade para 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 300 mil unidades em uma segunda fase. Os carros serão montados nos sistemas CKD (completamente desmontado) e SKD (parcialmente desmontado), com baixo índice de nacionalização neste primeiro momento.
Outro projeto já confirmado pela marca é o de produzir motores híbridos flex, compatíveis com gasolina e etanol, com previsão de lançamento em 2026.
O renascimento de Camaçari
Localizada na Região Metropolitana de Salvador, a planta de Camaçari tem uma história simbólica na indústria automotiva. O espaço abrigou a antiga fábrica da Ford, inaugurada em 2001 e responsável pela produção do Ka e do EcoSport. Após o encerramento das operações da Ford no Brasil, em 2021, o complexo foi devolvido ao governo da Bahia e posteriormente adquirido pela BYD em outubro de 2023.
A companhia precisou reconstruir parte das instalações, já que os equipamentos e a estrutura deixados pela Ford não atendiam aos padrões de montagem de veículos eletrificados.
Desafios no caminho
Durante as obras, surgiram denúncias de trabalho análogo à escravidão, envolvendo funcionários de uma empresa terceirizada chinesa. O caso levou ao embargo parcial da construção em 2024, o que atrasou o cronograma de inauguração. Após inspeções e ajustes, o Ministério Público do Trabalho liberou a continuidade das obras em julho de 2025, permitindo a conclusão do projeto.
Novo ciclo da mobilidade
Com a entrada em operação da fábrica baiana, a BYD consolida sua presença industrial no país, juntando-se às unidades de Campinas (SP), onde fabrica chassis de ônibus elétricos, e de Manaus (AM), dedicada à produção de módulos fotovoltaicos.
A inauguração em Camaçari marca um novo capítulo para a indústria automotiva brasileira, que volta a produzir carros de passeio após o encerramento da Ford — agora sob o selo da mobilidade elétrica e sustentável.
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