Câmara de Campo Grande realiza palestra e debate sobre prevenção ao suicídio em campanha para o Setembro Amarelo
A Câmara Municipal de Campo Grande abriu espaço, nesta quarta-feira (10/9), para um encontro voltado à prevenção ao suicídio, dentro da programação do Setembro Amarelo. A ação, organizada pelo vereador Herculano Borges, reuniu especialistas da área da saúde, estudantes, professores, líderes comunitários e religiosos.
O psicólogo Capelão Edilson dos Reis chamou a atenção para os sinais de alerta que podem indicar risco, sobretudo entre crianças e adolescentes. Mudanças bruscas de comportamento, isolamento e publicações em redes sociais com frases como “eu não presto” ou “quero dormir e não acordar mais” foram destacados como pontos de atenção para familiares e educadores.
Para Herculano Borges, a falta de diálogo ainda é uma das maiores barreiras no enfrentamento do problema. Ele reforçou a necessidade de conscientização e lembrou que existem canais de apoio como os CAPS, unidades de saúde e o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo telefone 188.
Durante o encontro, também foram apresentados dados preocupantes: o Mato Grosso do Sul ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de suicídios, com uma taxa de 14,2 casos para cada 100 mil habitantes. O número de tentativas registradas no estado saltou de 2.979 em 2022 para 14.415 em 2024, resultado, segundo a coordenação de Saúde Mental da SES, da ampliação e eficiência no sistema de vigilância.
0 comentários