..::data e hora::.. 00:00:00
topo_posts

Gerson Claro ganha fôlego e ameaça posição de Nelsinho Trad na corrida pelo Senado

por | set 9, 2025 | POLÍTICA, SLIDER | 0 Comentários

O levantamento do Instituto Ranking Brasil sobre a disputa ao Senado em 2026 trouxe um dado que começa a redesenhar o cenário político em Mato Grosso do Sul: o crescimento do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP). Embora ainda distante do favoritismo de Reinaldo Azambuja (PSDB), que aparece consolidado em primeiro lugar nos quatro cenários analisados, Claro desponta como o nome que mais avança entre os concorrentes, aumentando a pressão sobre o senador Nelsinho Trad (PSD).

Crescimento consistente

Na pesquisa espontânea, Gerson saltou de 2% em maio para 3,8% em setembro, ultrapassando adversários tradicionais. O crescimento o coloca em empate técnico com Vander Loubet (PT), que tem 3,6%, e Capitão Contar (PRTB), com 3,4%.

Já na estimulada, Gerson aparece com 11% no primeiro cenário, reduzindo a diferença para Nelsinho Trad, que estaciona nos 16%. O movimento indica que, caso consiga consolidar alianças políticas, Claro pode surpreender e ameaçar a reeleição do atual senador.

Nelsinho sob pressão

A estagnação de Nelsinho é um dos principais pontos de alerta. O ex-prefeito de Campo Grande passou de 4% para 5,4% em quatro meses na espontânea, mas não conseguiu abrir vantagem confortável sobre os concorrentes. Sem um grupo político sólido e dependendo de apoios estratégicos, Trad corre o risco de ver sua posição de 2º lugar ser comprometida pelo avanço de Gerson, Vander ou até mesmo dos bolsonaristas.

Apoio estratégico pode ser decisivo

O fator que pode alavancar ainda mais Gerson Claro é o apoio das duas principais máquinas políticas do Estado: o governador Eduardo Riedel (PP) e a prefeita da Capital, Adriane Lopes (PP). Caso consiga o respaldo das lideranças do próprio partido, Claro pode assumir o papel que em 2018 coube a Nelsinho, quando ele foi impulsionado pelo apoio de Reinaldo Azambuja e do irmão Marquinhos Trad.

O cenário geral

Reinaldo Azambuja, prestes a migrar para o PL a convite de Jair Bolsonaro, mantém a dianteira absoluta, com 26% nos quatro cenários estimulados e 12% na espontânea. Ele é o favorito a conquistar uma das duas vagas em disputa. O verdadeiro embate, portanto, se concentra na busca pelo segundo assento no Senado — e é nesse espaço que Gerson Claro mostra força crescente, colocando em xeque a hegemonia de nomes mais tradicionais.

final_texto_post

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/*** Collapse the mobile menu - WPress Doctor ****/