Acidentes entre carros e motos são muito comuns e acontecem com frequência no trânsito. Mas o que podemos fazer para evitar acidentes e melhorar a convivência entre motoristas e motociclistas?
Pra começar, seguir o previsto no Código de Trânsito Brasileiro já será um grande passo: realizar uma inspeção primária antes da saída (nível do combustível, luzes de alerta, calibragem dos pneus, etc); indicar uma conversão (dar a seta); deixar a faixa da esquerda livre para ultrapassagens e para aqueles veículos/motos de maior velocidade (não pense que conduzir na velocidade da via é desculpa para atrapalhar o fluxo); parar totalmente em locais sinalizados (obedecer a placa PARE); e os demais artigos do CTB.
Ainda temos uma coisa que devemos sempre ter – bom senso! Mesmo que estejamos conduzindo de forma correta, passe a vez quando aquele motorista/motociclista “se enfiar” na sua frente saindo de alguma garagem ou ainda quando o carro da frente repentinamente freia e quando já quase parando dá a seta e realiza uma conversão (quando ele deveria ter indicado isso há uma quadra atrás pelo menos).
Direção ou pilotagem defensiva é a melhor opção!
Empatia é sempre bem vinda e lembre: nossa missão é voltar seguro para casa! Seja após um dia de trabalho, uma ida ao supermercado ou ainda um passeio no final de semana, voltar para casa em segurança e ainda ter histórias para contar compensa muito mais que ganhar uma discussão no trânsito ou forçar uma ultrapassagem.
Semana que vem falarei sobre um assunto que gosto muito: “Por que escolhemos as duas rodas?” Até lá e – ACREDITA!
Me siga no Instagram: @diegofrank
Lá compartilho testes de modelos, eventos, cursos de pilotagem e muita coisa do mundo dos motores!
Em resumo:
1.Respeitar o CTB;
2.Dar seta;
3.Ter bom senso…
Tudo o que o bom campo-grandense não faz! kkkk
(Obviamente que contém ironia!)
Paz no Trânsito!
Infelizmente, a educação no trânsito não é multua, então é bom cuidar de vc e também cuidar dos outros motoristas e pilotos.